Atendimento em todo Brasil – De seg. à sex. das 08:30 às 17:30 (Horário de Brasília)

Celular perdido

Celular perdido: saiba como recuperar?

Celular perdido ou roubado dá uma sensação horrível e desesperadora, ainda mais porque os dispositivos estão cada vez mais presentes nas nossas vidas pessoais e profissionais. Os smartphones guardam nossos documentos, imagens, contatos, senhas, cartões bancários, e deixaram de ser apenas uma ferramenta para acessarmos as redes sociais. 

Perder o celular e tais informações pode dar uma tremenda dor de cabeça! Por isso, se você colocou a mão no bolso, procurou em todos os lugares e não achou o seu smartphone, será necessário tomar as primeiras medidas para que suas informações pessoais não sejam invadidas.

Como recuperar?

Após identificar a impossibilidade de recuperar o aparelho, esgotando todas as chances de lugares onde possa ter perdido, é necessário começar a agir e o primeiro passo é recorrer aos recursos avançados para localização.

Atualmente, os principais sistemas operacionais (Android e IOS) contam com recursos de bloqueio, localização e até mesmo a exclusão completa de seus dados de um gadget. Essas ações podem ser realizadas de forma remota e acessível a partir de qualquer dispositivo móvel que esteja conectado à internet.

Então, caso isso aconteça contigo, alguns outros procedimentos podem e precisam ser realizados para minimizar os riscos das suas informações armazenadas no seu smartphone sejam utilizadas de forma inapropriada por terceiros, assim reduzindo ao máximo possíveis transtornos.

Caso seu aparelho seja extraviado, sua prioridade agora deve ser impedir que outras pessoas tenham acesso às suas informações. Para ajudar, nós separamos alguns procedimentos que podem auxiliar e proteger o dispositivo Android, IOS e Windows Phone em caso de perda ou roubo.

1. Acesse as ferramentas de localização

A primeira medida a tomar deve ser rastrear o celular roubado. A maior parte dos fabricantes de smartphone desenvolveu soluções de rastreamento para esses casos. Mesmo se o dispositivo estiver desligado ou sem conexão com a internet, o sistema operacional Apple/iPhone ou Google/Android, conseguem realizar a função de busca. 

Os apps já vêm instalados de fábrica nos aparelhos, ambos os aplicativos têm a funcionalidade de realizar as seguintes atividades:

  • Ativar um alerta sonoro;
  • Enviar uma mensagem para ser exibida na tela;
  • Apagar todos os dados remotamente pelo computador.

Esses procedimentos podem ser realizados a partir de um computador pessoal e outro dispositivo confiável, de acordo com sua plataforma. 

2. Bloqueie o acesso ao aparelho


Caso não tenha conseguido encontrar o celular através da ferramenta de localização, a ação para bloqueá-lo é uma funcionalidade criada para adicionar uma senha de acesso à tela inicial. Assim, quem encontrou seu celular não vai ter acesso a nenhuma informação ou conteúdo do celular perdido.

Após definir um código de acesso para o seu gadget (a senha que você usa para destravar a tela), siga as próximas instruções do processo para cada plataforma:

Android: acesse o site Google/Android (Encontre meu dispositivo), e faça login com a conta do google utilizada em seu smartphone. Posteriormente, realize o acesso e use a opção “Bloquear” para definir uma nova senha de bloqueio;

IPhone: Assim como no sistema para celular Android, acesse o Apple/iPhone e realize o login com a mesma conta utilizada em seu dispositivo móvel. Depois, é só seguir as etapas até a opção de ativar o “Modo Perdido” para criar uma nova senha e realizar o bloqueio ao acesso da tela inicial;
Windows Phone: acesse o site Microsoft/Windows Phone e realize o login com a mesma conta utilizada em seu celular. Vá até a opção “Bloquear” e siga as etapas para criar uma nova senha de acesso ao seu gadget.

3.Verifique as sessões de seus aplicativos bancários e redes sociais

Se você tinha acesso a apps bancários e acessos a redes sociais em seu celular, priorize a desativação das sessões para não ser realizada nenhuma atividade indevida nas suas contas. Esse processo é fundamental para manter intacta a sua privacidade e a segurança das suas contas financeiras e sociais.

No caso das instituições financeiras, é necessário entrar em contato com o suporte para solicitar quais procedimentos são utilizados para esses casos. Além disso, essa ação irá providenciar o bloqueio do app e da sua conta, é possível que seja solicitado ao dono do celular perdido que faça um boletim de ocorrência.

Já para as redes sociais, o processo é um pouco mais simples: faça o acesso à sua conta nas redes sociais, e encerre a sessão ativa de maneira remota, ou seja, você consegue deslogar o seu perfil de todos dispositivos em que estava logado. 

Se não conseguir encerrar a sessão, siga para a etapa de trocar todas as senhas das contas cadastradas em seu smartphone, tanto das redes sociais, como do e-mail utilizado.

4. Faça o backup 

Essa medida é uma radical para quando não é mais possível encontrar seu aparelho. A função Limpar dispositivo de forma remota permite que você apague todas as suas informações de maneira definitiva, restaurando o gadget ao modo de fábrica. Os três principais sistemas operacionais de mobile realizam essa ação.

5. Bloqueie seu número e o aparelho

Bloquear seu número e o aparelho é uma ação de prevenção. Quando você perde o seu celular é recomendado fazer o bloqueio da conta telefônica, seja ela plano, controle ou pré-pago. Como a linha está ligada ao seu CPF, é necessário fazer o cancelamento temporário para que sua conta não seja usada para cometer algum crime ou fraude.

Já para os aparelhos, as operadoras de telefonia móvel contam com recursos para bloquear dispositivos, para casos de perda ou roubo, essas funções desativam a conexão com a internet e com redes de telefonia. Para fazer isso, você precisa do número do IMEI do aparelho, normalmente disponível na nota fiscal de compra ou na caixa do gadget.

Para realizar o bloqueio da sua linha ou do seu dispositivo, é necessário entrar em contato com a sua operadora para entender melhor quais são os procedimentos que precisam ser realizados.

 6. Seguro para equipamentos portáteis

Assim como existe seguro para carros, empresas, móveis, o seguro equipamentos portáteis está cada vez mais popular, e não é por menos, os equipamentos portáteis além de ser uma ferramenta importante para a rotina social e profissional de muitas pessoas, também são dispositivos com alto valor de investimento.
A dependência tecnológica impacta tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas, e a reposição dos equipamentos seja por situações de perda ou roubo demanda muitas questões, tanto financeiras, como pessoais e profissionais.
Esse tipo de seguro protege os equipamentos eletrônicos de pessoas físicas ou jurídicas, objetivando dar suporte e cobertura em casos de danos físicos ou subtração de tablets, smartphones, notebooks, câmeras digitais, dentre outros equipamentos portáteis.

Pattini Seguros

A Pattini Seguros ajuda você a encontrar um seguro para equipamentos portáteis ideal para atender a todas as expectativas que você busca ao cuidar dos seus equipamentos. Desenvolvido para atender pessoas físicas e jurídicas, esse modelo de seguro garante a cobertura e o suporte que você busca. 

A corretora de seguros Pattini uniu tudo em um único lugar. Você pode entrar em contato com nossos especialistas em seguro para equipamentos portáteis. Saiba mais! 

Leave a comment

All fields marked with an asterisk (*) are required