Atendimento em todo Brasil – De seg. à sex. das 08:30 às 17:30 (Horário de Brasília)

Cotação Seguro Auto – 20 dicas para cotar

Cotação Seguro Auto – 20 dicas para cotar

Seguro auto é algo indispensável, porém muitos demonstram dúvidas como: qual o melhor preço do seguro, o que é franquia etc. Pensando nisso, nós da Corretora de Seguros Pattini apresentamos 20 dicas para você contratar o seguro auto de forma correta e econômica. Na hora de fazer a cotação do seu seguro automóvel, é bom saber que existem diversos fatores que influenciam no valor e coberturas da apólice. Conheça alguns deles:

1. Informe-se sobre a corretora de seguros

Normalmente, uma empresa constituída como corretora de seguros possui vantagens mais favoráveis para atendê-lo, como melhores condições de preços, atendimento ágil, além de ser mais seguro.

Antes de solicitar uma cotação pesquise sobre a reputação da corretora, bem como o tempo em que atua no mercado, a solidez e estrutura que ela pode te oferecer.

2. Seguro não é produto de prateleira

É possível encontrar diferenças de preços de 200% entre uma seguradora e outra, apesar da apólice, o veículo e o cliente serem os mesmos. Isso acontece devido as estratégias adotadas por cada seguradora e principalmente de acordo com a experiência que cada uma tem em relação aquele risco específico. A Corretora de Seguros Pattini tem como objetivo analisar essas diferenças e oferecer o tipo de seguro que melhor se adequa a sua necessidade.

A dica é: cotar seguro auto com uma corretora de seguro com experiência de mercado.

Evite contratar seguros em websites que calculam/simulam automaticamente o preço do seu seguro sem se atentar a todos os detalhes da sua apólice de seguro.

3. Nunca minta para a corretora de seguros

Repasse dados verdadeiros ao seu corretor de seguro. Qualquer divergência, mesmo que mínima, pode resultar em perda de direito ao seguro em caso de sinistro. Não vale a pena mentir em busca de descontos, pois o risco de ser descoberto é alto demais, principalmente porque as seguradoras possuem rotinas profundas de averiguação de veracidade, através de investigações e interrogatórios.

4. Tire todas as suas dúvidas

Leia toda a sua proposta antes de assiná-la. Não fique com dúvidas e pergunte até esclarecer todas. A Corretora de Seguros Pattini possui uma equipe especializada, pronta para resolver quaisquer questões que você possa ter referente ao seguro auto.

5. Ande na linha

Ao dirigir e sofrer sinistro estando bêbado, sob efeito de calmantes, drogas ou com documentação irregular (como a não obtenção ou prazo de validade vencido da Carteira Nacional de Habilitação – CNH), perde-se todos os direitos contratados no seguro auto.

6. Seguro não cobre acidentes em rachas

Se for comprovado que o sinistro foi provocado por conta da participação do segurado em uma corrida ou racha, perde-se o direito de seguro.

7. No trabalho

Informe de forma detalhada o tempo e a forma que você usa o carro para trabalhar. Profissionais que exercem suas funções em escritório ou percorrem curtas distâncias de carro, conseguem obter maiores descontos. Profissionais que percorrem longas distâncias até o trabalho ou para destinos diferentes diariamente, devem informar a corretora de seguros para obter benefícios e coberturas especiais – desta forma evitará possíveis prejuízos.

8. Carro Novo X Carro Antigo

Não se trata de uma regra, porém observa-se que quanto mais antigo for o carro, o valor do seguro pode ficar mais caro. É também por isso que muitos clientes preferem trocar de carro de 3 em 3 anos, pois além de desfrutar de todos os benefícios que um carro 0km traz, o seguro fica mais barato. Tal fato se dá devido as pesquisas realizadas pelas Seguradoras de auto, as quais apontam que o consumidor tem mais cautela com um carro mais novo, o que reduz o índice de colisão e roubo.

9. Mulheres tem descontos no seguro auto

Mulheres possuem valores e benefícios melhores do que o dos homens. Isso é resultado de pesquisas que apontam as mulheres como motoristas mais prudentes no trânsito. A Porto Seguro oferece um seguro com benefícios e coberturas especialmente para elas. Conheça o Seguro Auto Mulher.

10. Migração de bônus

Saiba: O bônus pertence a você! Portanto, mesmo que você opte em trocar de seguradora, seus bônus serão aproveitados, desde que estejam dentro de sua vigência.

11. Acionamento de assistência 24 horas

O uso da assistência 24h como: guincho, trocas de pneus, recarga de baterias, pane seca, dentre outros, não reduz a classe de bônus da apólice. Portanto, pode-se acionar conforme o limite de utilizações que consta em sua apólice.

12. Oficinas credenciadas

Caso você precise de reparos mediante ao acionamento de seu seguro, procure levar seu carro em uma oficina credenciada pela sua seguradora. Esta pode oferecer melhores benefícios e facilidades.

13. Entenda o que é sua franquia

A franquia do seguro auto é a participação obrigatória do segurado em caso de perda parcial do veículo. Portanto, os clientes deverão pagar diretamente a oficina para consertar as avarias do carro. Conheça os tipos de franquia:

Franquia Comum: Valor estabelecido previamente pela seguradora, levando em consideração o valor do veículo e suas peças.

Franquia Aumentada: Tem como objetivo aumentar o valor normal da franquia para diminuir o valor do seguro, pelo fato de estar aumentando a sua participação em um eventual sinistro. Atualmente essa modalidade caiu em desuso, devido ao desconto ser muito aquém do esperado.

Franquia Reduzida: Tem como objetivo diminuir o valor normal da franquia e com isso o valor do seguro aumenta, pelo fato de estar diminuindo a sua participação em um eventual sinistro.

Franquia Isenta: Algumas seguradoras isentam os clientes de pagar franquia em um eventual sinistro de perda parcial, porém mesmo assim estabelecem um valor prévio e esta isenção só é concedida caso o orçamento atinja essa valor. Essa modalidade torna o seguro mais caro, pois você está isentando de pagar qualquer valor de franquia.

É de extrema importância que você saiba sobre os tipos de franquias e entenda qual que mais atende a sua preocupação. Nós da Corretora de Seguros Pattini oferecemos diversas opções de franquias, buscando sempre satisfazer em 100% as necessidades dos clientes.

14. Contrate cobertura para terceiros

Responsabilidade Civil Facultativa é, definitivamente, uma cobertura que deve ser contratada. Este adicional cobre danos que você possa vir a causar à propriedade e lesões a terceiros. É uma cobertura que lhe protege cobrindo possíveis grandes prejuízos financeiros.

15. Contrate cobertura para os faróis

A cobertura de retrovisores, faróis e lanternas é extremamente barata, porém muitos clientes deixam de contratar por falta de informação. Atualmente, o custo de reposição dessas peças é muito mais alto se comparado ao valor dessa cobertura na apólice, bem como ao valor da franquia para as mesmas.

16. Alarmes e rastreadores geram descontos

Geralmente as seguradoras concedem descontos para quem tem alarme no veículo. Porém para quem comprou um rastreador e paga as mensalidades do mesmo, pode se desfazer dele, pois ao contratar um seguro de automóvel o desconto por possuir um rastreador será baixo, muito menor do que o valor do equipamento + o valor das mensalidades. Só compensa ter rastreador nos casos em que as seguradoras concedem em regime de comodato, ou seja, ela te empresta o equipamento enquanto você estiver com o carro segurado.

17. Estacionamento sempre

Estacionar em garagem ou estacionamento pode reduzir o preço do seguro auto em até 20%.

18. Desconto em estacionamentos

Verifique se o plano oferece descontos em estacionamentos. Nesse caso, além de economizar com esse serviço e no seguro, terá mais comodidade e segurança para você e seu carro.

19. Grupos ou associações

Se o segurado trabalha em alguma empresa, pertence a uma associação ou banco, este deve verificar se tem à sua disposição um programa para funcionários ou associados. Dependendo do serviço contratado no varejo, a economia pode chegar a 40%.

20. Cuidado com cooperativa

Não contrate seguro por cooperativa! A SUSEP (órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro) adverte: é ilegal a venda de serviços de proteção contra acidentes fornecidos por cooperativas. Em sua maioria, estas entidades não possuem reservas financeiras para cobrir os sinistros dos associados, ou seja, ela pode não estar apta a te ressarcir pelo prejuízo em caso de sinistro. Verifique sempre se a empresa tem registro na SUSEP. Informe-se!

Conclusão

Seguro auto é coisa séria! Sem informação e sem tomar os devidos cuidados, pode se tornar um grande prejuízo. É necessário que o segurado tenha conhecimento e atenção total na hora de contratar planos e acionar o seguro.

Para achar o seguro auto perfeito ao seu perfil, é importante ter ao seu lado uma corretora de seguros com larga experiência e uma equipe preparada para lhe amparar no que for preciso.

Deixe seu comentário abaixo para aprimorar ainda mais este conteúdo

Leave a comment

All fields marked with an asterisk (*) are required